Minha Conta

CPF: Senha:

Cremos

Vocação Eficaz

Vocação Eficaz

Uma vez que cremos na predestinação, e sabendo que ela não implica em uma aceitação forçosa (forte) e forçada da salvação, entendemos que esta salvação é apropriada e se instala na vida daquele que crê Romanos 10:9-13; Marcos 16:16.

 
A Palavra de Deus nos revela que o homem natural é incapaz de crer ou mover-se na direção de Deus por sua “livre e espontânea” vontade. Esta é uma verdade que está intimamente ligada ao fato de que o homem está prisioneiro do pecado e seu coração não deseja naturalmente a Deus.
Romanos 3:9-12; Tiago 1: 17; Romanos 7:5
 
Assim, para que o homem possa crer é necessário que o próprio Deus atue em seu coração chamando-o a crer. Como se trata de um Deus suficiente naquilo que faz, que conhece totalmente o homem que o criou, e que o homem em questão é alguém que Ele próprio elegeu para ser seu. Cremos que este chamado de Deus no coração do eleito é realizado de uma maneira tão adequada e própria que não pode ser recusado. E este chamado, que é realizado assim tão apropriadamente e que proporciona ao eleito a possibilidade de crer, chamamos “VOCAÇÂO EFICAZ”.
Romanos 8:29-30; Tiago 1:18; Efésios 1:5; I Tessalonicenses 5:9
 
Não crer nesta vocação implicaria em atribuir ao homem à qualidade de crer naturalmente, o que contraria a visão de um homem totalmente caído quanto ao pecado; ou também, nos levaria a supor que Deus não fosse capaz de ser eficaz na sua ação de chamar e que ficaria na expectativa de se fazer entender no coração do homem, ou não.
 
Ao que não é eleito, fica o chamado em si, a Palavra anunciada proclama uma vocação que é acompanhada dessa assessoria eficaz do Espírito Santo e que serve apenas para que o ímpio não tenha do que se justificar no dia do juízo. A opção pelo pecado é voluntária, o que torna todo homem indesculpável; mas a opção pelo bem é possível, tal a porção que o pecado impõe, tornando todo aquele que crê, um testemunho vivo da graça imerecida que nos alcança. O chamado é dirigido a todos os ouvidos, mas só é eficaz nos que o Espírito Santo livra para ouvir.
Romanos 9:16-18 e 11:7.
 

Reflexão

 Será que existe a cooperação ativa do homem no processo da vocação eterna?
(Romanos 3:9-9-29; João 3:16; Efésios 1:3-14)

O homem é escolhido e vocacionado segundo seus méritos e obras?

(Efésios 2:8-9; Romanos 3:21-31; II Timóteo 1:7-11)

 Você tem convicção de que é vocacionado por Deus? O que isto produz em você?

(Leia Efésios e I João)